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TORQUÍMETROS |
SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DOS TORQUÍMETROS PROGRAMAVEIS DE SINAL
Os três principais sistemas de sinalizaçãousados
nos torquímetros programáveis de sinal
Torquímetros de estalo
Quando o torque programado é alcançado o operador ouvirá um
“click” e sentirá o movimento de aproximadamente 3º. O reseta-
mento ocorre quando a força da mão é cancelada. A continuida-
de na aplicação da força depois dos 3º de movimento irá causar
uma sobrecarga acima do torque programado.
Sobrecarga de torque é possível
Torquímetros de quebra
Quando o torque programado é alcançado, os torquímetros “do-
bram”emumponto ao longo do seu comprimento – normalmen-
te em um pino perto da cabeça. Na maioria dos casos, o movi-
mento é de aproximadamente 20º. O torquímetro é automatica-
mente resetado e pronto para a próxima operação quando o
corpo retorna à posição alinhada. A posição damão altera o torque
aplicado. A continuidade da força após 20º do movimento de
quebra ocorrerá uma sobrecarga de torque, mas com um movi-
mento ângular maior isto é menos provável.
Sobrecarga de torque é improvável
Torquímetros de giro livre ou escape
Quando o valor de torque programado é alcançado, omecanismo
faz com que a aplicação não ultrapasse o valor pré-estabelecido
e a ferramenta deslize livremente até que o resetamento ocorra,
mesmo se a aplicação da força for repetida, o valor do torque
pré-estabelecido não será excedido. Portanto, este procedimen-
to impossibilita a sobrecarga. Os torquímetros de giro livre não
dependem do seu comprimento ou posicionamento da mão
no cabo.
Sobrecarga de torque impossível
Movimento aproximado de 3º
TORQUE
TORQUE PRÉ-ESTABELECIDO
FORÇA APLICADA
Movimento aproximado de 20º
TORQUE
TORQUE PRÉ-ESTABELECIDO
FORÇA APLICADA
TORQUE
TORQUE PRÉ-ESTABELECIDO
FORÇA APLICADA