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TORQUÍMETROS |
ORIENTAÇÕES SOBRE O APERTO DE JUNÇÕES PARAFUSADAS
4. Tenha cuidado como uso
de arruelas simples
Tenha cuidado ao especificar arruelas simples. O espaço entre a
haste do parafuso e o furo da arruela pode resultar na ocorrência
de movimento lateral relativo. Isto pode modificar a superfície
de fricção da porca e da arruela para a superfície da arruela e
da junção durante o aperto. Isto afeta a relação torque-tensão e
pode levar a grandes variações na pré-carga. Em algumas situa-
ções, tais como cobrir slots reduzir a pressão da superfície sob a
cabeça do parafuso, tradicionalmente são especificadas arruelas
simples. Nestas circunstâncias, assegure-se de que elas sejam de
espessura e dureza suficientes e que sejam um bom encaixe para
a haste do parafuso.
5. Parafuso comcabeça flangeada
Em materiais relativamente macios, ou quando são usados para-
fusos de alta tensilidade, deve-se considerar o uso de parafusos e
porcas com cabeça flageada. Estes fixadores reduzem a pressão
na superfície sob a porca, reduzindo a quantidade de pré-carga
perdida devido a incrustamento. Em virtude do grande diâmetro
das faces de contato, em geral é necessário um torque maior, pois
mais torque é dissipado por fricção.
6. Gaxetas
As gaxetas convencionais deformam; isto resulta emuma redução
na pré-carga dos parafusos ao longo do tempo. A maior parte
desta deformação geralmente ocorre logo após a montagem. Para
reduzir o efeito deste tipo de problemas, o reaperto dos parafusos
é com freqüência completado um período de tempo depois do
aperto inicial.
7. Encravamento
Encravamento é a deformação plástica que ocorre nas roscas do
fixador e na junção propriamente dita, e é causado pelas eleva-
das tensões geradas pelo processo de aperto. O encravamento
resulta na alteração do comprimento do parafuso e, portanto, em
perda de pré-carga. Tipicamente, a perda de pré-carga devido ao
encravamento está na faixa de 10%. Ela aumenta com o número
de superfícies que são unidas e com a aspereza dessas superfícies.
Grandes pressões de superfícies sob a cabeça do parafuso podem
também ser uma causa do encravamento excessivo. Isso pode ser
devido ao uso de fixadores altamente tracionados em materiais
relativamente macios. Arruelas de pressão ou o uso de fixado-
res flangeados podem reduzir tais efeitos. Deve-se ter cuidado
também ao usar parafusos curtos para unir várias juntas. Nestas
juntas os parafusos de pequenos comprimentos podemaumentar
consideravelmente o número de encravamentos.“Relaxamento de
juntas” é um termo usado para descrever os efeitos combinados
de encravamentos e deformações de gaxetas.
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