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TORQUÍMETROS |
GUIA PARA ESPECIFICAR VALORES DE TORQUE PARA FIXADORES
Procedimento de Cálculo
As fórmulas usadas aplicam-se às formas de roscas métricas e
unificadas, que têm um ângulo de flanco de rosca de 60º. O pro-
cedimento de cálculo distingue entre a fricção da rosca e a fricção
sob a cabeça, bem como as diferenças que podem ser causadas
pelas variações de diâmetro da face de contato. O procedimento
compreende os passos a seguir:
Passo 1
Detalhes do fixador. As dimensões e os graus de força são espe-
cificados em vários padrões. A
tabela 1
apresenta informações
sobre resistência de parafusos. A classemais comumpara fixadores
métricos é a classe 8.8. Estimar o coeficiente de fricção apropria-
do pode ser problemático. As
tabelas 2 e 3
podem ser usadas
como guia quando não houver outras informações disponíveis.
As
tabelas 4 e 5
fornecem informações relevantes com relação
às dimensões das roscas.
Passo 2
Determinações da tensão de tração na seção rosqueada. Para
determinar a tensão de tração no fixador, primeiro estabeleça que
proporção da força de estiramento que você deseja que o processo
de aperto utilize. Normalmente um algarismo de 90% é aceitável,
mas pode ser variado para corresponder à aplicação. Devido ao
torque que está sendo aplicado às roscas, a torção reduz a tensão
de tração disponível para gerar pré-carga. A fórmula a seguir pode
ser usada para determinar a tensão de tração disponível para gerar
pré-carga e a tensão de tração na rosca.
Passo 3
Estabeleça a pré-carga. A pré-carga F está relacionada à tensão
de tração direta por:
A área de tensão da rosca As representa a efetiva seção da rosca. Ela
está baseada na média dos diâmetros primitivo (d2) e menor (d3).
Pode ser obtida a partir de tabelas ou calculada usando-se a fórmula:
Passo 4
Como pode ser visto nas
tabelas 2 e 3
, os limites superior e inferior
para os valores de fricção sãomencionados. Tradicionalmente, um
valor de fricção médio é usado ao calcular o torque de aperto e
o valor da pré-carga. Esteja ciente, no entanto, que para outras
condições permanecerem constantes, quanto maior o valor da
fricção, maior é o torque de aperto necessário e menor é a pré-
-carga resultante.
Determine o torque de aperto. A relação entre o torque de apertoT
e a pré-carga do parafuso F é:
Se estiverem sendo usadas unidades de newtons e milímetros, T
será em N.mm. Para converter a N.m, divida o valor por 1000. O
diâmetro de fricção efetivo Df pode ser determinado usando-se
a seguinte fórmula:
Para uma porca hexagonal padrão, Do é geralmente tomado
como a dimensão do sextavado e Di
(a)
como o diâmetro do furo
de passagem do parafuso.
(a) conforme DIN ISO 273 nível médio
1,2,3,4 6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,...48
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